Um passeio por Tiradentes

Um passeio por Tiradentes

Quando menos se espera, subindo a rua lateral da Capela Bom Jesus da Pobreza, uma manifestação plural da memória do Brasil. Diversos blocos avançam pela praça, numa exibição fantástica de cores, sons e movimentos. É apenas uma ponta do patrimônio cultural de Tiradentes.

Viajando na história de Tiradentes

A palavra PATRIMÔNIO vem do latim pater e significa o que o pai deixa para o filho”. O termo é utilizado também para definir os bens de uma pessoa, sua riqueza. No que se refere à cultura, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conceitua patrimônio como o conjunto dos saberes, fazeres, expressões e práticas de um povo.

Elementos formadores da história, memória e identidade de um povo e que podem ser divididos em bens de natureza material e imaterial. São formas de expressão; modos de criar, fazer e viver; criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Tiradentes, a 200 km da capital mineira, reúne toda essa herança. E o que é melhor, preservada e bem cuidada. Quem visita Tiradentes viaja na história do lugar, em uma narrativa viva de épocas importantes da história do Brasil. Lá você encontra história, gastronomia, artesanato e ecoturismo. Só para citar algumas características marcantes do lugar.

Fundada no início do século XVIII, a cidade oferece uma infraestrutura completa para o turismo, com pousadas, restaurantes, serviço de táxi, farmácias, posto de gasolina e lojas de artesanato.

Um dia é pouco para conhecer Tiradentes

Chegamos no sábado de tardezinha e já sentimos o ar aconchegante da cidade. Ficamos hospedados na pousada Fazendinha de Minas. À noite, a diversidade culinária fazia coro com as apresentações musicais oferecidas pelos bares.

E durante o dia, um amplo leque de possibilidades para explorar o potencial da cidade. Saímos cedo, quando a cidade começava a se arrumar para a noite de domingo. Um breve até logo, espero. Um final de semana para ficar na memória e no afeto.

Quer saber mais?

Tiradentes é o tipo de lugar que não dá para entender, até estar lá… Por dentro, literalmente, da cultura local.

Se quiser saber mais, faça de Tiradentes seu próximo roteiro.

Você não vai se arrepender!

2146 visualizações